sexta-feira, janeiro 05, 2007

Portugal Night - exemplo perfeito de capitalismo disfarçado de jornalismo!

Portugal Night!

Este “mal disfarçado” veículo publicitário, que se pretende fazer passar por “comunicação social”. É de um facciosismo impressionante, a roçar o mau gosto e a falta de vergonha.

É com espanto e indignação que todos os artigos presentes, são lidos, e não deixam de confirmar uma ideia sempre presente: o grau de exigencia aplicado a cada um dos intervenientes (sejam eles casa, dj’s, gerentes e outras pessoas que fazem a noite) é norteado pelos seguintes princípios:

- os proveitos que cada um desses mesmos pode valer, ou vale actualmente, à “PortugalNight”;

- ser ou não de Lisboa, com o facto de pertencer à esfera da Capital poder resultar numa análise muito vantajosa.


Todos sabemos que estes pretensos jornalistas de algibeira, normalmente acabam as reportagens com as ideias um pouco toldadas. Tanto pelo que rola durante a noite, bem como o que rola nos cheques dos patrocinadores!

Normalmente assiste-se a uma regra de ouro: Tenta-se fazer passar a ideia de idoneidade e seriedade. Neste caso, o mais flagrante é o desrespeito por essa regra, e por acréscimo, o desrespeito por todas as pessoas que (ingenuamente) lêem os artigos, e que por infelicidade, não estiveram presentes (tal como na maioria das vezes, o “jornalista” que assina)!

Meus senhores! Não escrevam artigos, pelo que ouviram dizer! Documentem-se, escrevam somente coisas fundamentadas e que tenham presenciado! Não se exponham ao ridículo de escreverem as mentiras mais infames, só para agradarem aos patrocinadores! Não sejam mesquinhos! Acima de tudo saiam do pedestal e dessa feira de vaidades, onde se instalaram, e aventurem-se a conhecer outros espaços que não os que vos pagam... Se pretendem informar, façam-no de uma forma séria! Se somente pretendem fazer publicidade, concentrem-se somente em quem vos paga o ordenado, e ignorem quem não contribui para a vossa conta bancária, deixem-se de “vendetismos” e “revanchismos”! Deixem a baixaria com que se têm pautado! E assumam-se de uma forma digna!

Despeço-me, citando uma das vossas “notícias breves”: “Lá diz o ditado, não te baixes muito que podes mostrar…qualquer coisa que não queiras.” Uma vergonha! São todos vocês! (Portugal Night)

Gil Rodrigues

5 comentários:

Anónimo disse...

Eis a frustração de quem tem que viver com o sucesso dos outros e que com uma casa de primeira linha nas mãos…
Meu caro Gil, aka G também Rod, deve ser tenebroso, não conseguir sequer chegar aos calcanhares do “velhinho” Bill, que mantinha a sua pista ao rubro numa imensa Kadoc.
Compreendo, que chegar a essa idade e ver Pete Tha Zouk, King Bizz, China, Zé Black e companhia, passarem por si a grande velocidade é frustrante, pressuponho até que aniquilador e pelo que vejo, bastante traumático.
Felizmente para todos nós, a maioria dos proprietários dos espaços nocturnos já perceberam, que tal como palhaços, djs há muitos, e hoje, a diferença, reside no número de clientes que determinado nome consegue levar atrás.
A dance scene está cada vez melhor; Finalmente os bons djs tocam todos os dias e médios vão se safando e os maus, lavam pratos em casa.
É certo, que por vezes há que deixar alguém tocar por piedade, que assim seja, embora certos, de que depois das borradas feitas, há sempre que ir buscar Mikas, Remix`s, Bill`s e Black`s para limpar gigantes borradas.
Miguel Barreto aka Emeebe

G-rod a.k.a. Gil Rodrigues disse...

Eis que surge o comentário, por parte do paládio defensor dos pseudo-jornalistas que compõem esse vergonhoso aspirante a veículo de comunicação social!

O tal senhor que escreve acerca de festas sem ter estado presente! O dono de toda a verdade!

Ajoelhemo-nos e rezemos a pedir perdão a tão insigne pessoa. proveniente da "mui" nobre terra que é Paço d'Arcos. Terra de nobreza e muitos Reis Nus. De entre os quais o sr. Miguel Barreto é o maior exemplo.

Sr. por favor deixe de publicar noticias, a pedido, e ao menos digne-se a confirmar com os seus olhos!

Todos nós tomamos opções... eu escolhi ser verdadeiro comigo, e que nem todos os meios servem para atingir os meus fins...

Mas pelos vistos... o sr discorda! fique com a sua opinião! Mas por favor, tal como eu já lhe pedi nos inumeros e-mails que trocamos: -"deixe de me passar atestados de estupidez!" e acima de tudo deixe de me escrever, partindo do principio que eu acredito nas MENTIRAS que regularmente escreve no seu "portugal-night"!

Por muito me escreva eu nunca vou acreditar que são isentos... e que quem paga não é favorecido!

Gil Rodrigues

Anónimo disse...

Caríssimo,

Começo por lhe dizer, aquilo que já antes lhe tinha dito; Fui educado, a responder a qualquer carta que me enviem e que no caso, até aceito que entenda o facto, como deformação.

De facto, tem razão numa coisa “Burro velho…não aprende línguas” ao que acrescentarei, se não lhe apetecer. No entanto, goste ou não, contorça-se ou nem tanto, de facto, Portugal está cheio de djs produtores eruditos, que hoje, depois de uma década a enganarem o mercado e para gáudio da nação, são cada vez mais requisitados, para ficarem a trabalhar em casa.

Os bons sobem e são requisitados em todo o país, os maus, aqueles que produzem…ficam por onde vivem, o que, passou a ser uma felicidade para todos aqueles que saem à noite. Onde o coloco? Não sei, nunca tive o prazer de o ouvir, possivelmente por frequentarmos locais diferentes e por não o ver, tocar em casas de primeira linha do país.

De qualquer maneira, folgo em saber que já corrigiu a sua opinião. Se for ler outros mails que me enviou, onde só King Bizz era bom…estamos a melhorar. A verdade é como o azeite, vem sempre a cima.

Confesso-lhe, que já não tenho paciência para ouvir lixo, como por certo, não sou, nem pretendo ser, tão erudito e muito menos ter o dom de definir o que é bom ou mau, defino o que gosto e não gosto e vejo (como toda a gente) o que funciona e não funciona no mercado real.

Felizmente para todos, a Era de meia dúzia de iluminados obrigarem a maioria a consumir lixo, está a terminar. Os meus bons, como Bob Sinclar e Pete Tha Zouk, estão de agenda cheia e recomendam-se os Giles da vida, continuam a espernear numa “cena” que não passa disso mesmo; uma cena, para a qual não há pachorra nem quando vociferam.

Aumentei a minha intensidade de idas ao Capítulo V a ver se o ouvia, mas já concluí, que “Sons de burro…Não chegam aos céus”, nem passam pelo paraíso.

Chegado aqui, apenas lhe tenho a dizer Sr. Inteligente, que por mim, pode berrar, uivar, grunhir, zurrar, teclar e sei lá que mais, que não leva nem mais uma palavra, a não ser, depois de o ouvir tocar num espaço de primeira linha do país.

Sem outro assunto, apresento-lhe os meus melhores cumprimentos.

Miguel Barreto

G-rod a.k.a. Gil Rodrigues disse...

Tal como lhe disse em e-mail privado! orgulho-me imenso com o facto de tão ilustre pessoa andar à 1 mês e meio à minha procura! Pelos vistos sou mais importante do que sequer poderia supor!

Quanto ao que refere ser uma mudança de pensamento da minha parte... vá rever a nossa correspondência e verá que não há nada de contraditório na minha opinião!

Quanto a haver uma "Era de meia dúzia de iluminados obrigarem a maioria a consumir lixo, está a terminar. Os meus bons, como Bob Sinclar..." nunca ouvi um comentário mais ridiculo! então se os seus bons são os mais standartizados e que mais tocam as coisas banais como pode sequer dizer que está livre de ouvir lixo?

Preocupe-se com o que faz melhor... e vá enganar velhinas para um asilo de 3 idade... concerteza vai descobrir a sua vocação!

Mas uma coisa eu lhe agradeço imenso! A sua promessa de me deixar em paz e sem as suas imbecilidades crónicas!

Anónimo disse...

Grande Gil,

Fiquei estarrecido quando, ao visitar o teu blogspot, me deparei com este "bate-boca"! Digno de figurar nas páginas de um guião de um episódio da quinta dimensão ou de um qualquer periódico de incontinência mental!!!

Realmente, existem coisas fantásticas: Alguém colocar o Bob Sinclair no topo da expressão musical é realmente fantástico!!! Digno de um Portugal onde o Jornal mais vendido é o Correio da Manhã e o canal líder de audiências é a TVI. Digno de um Portugal que, para ter um canal com alguma qualidade cultural (a nossa querida RTP2), tem que ser proporcionado pelo Governo.

Digno de um Portugal onde, qualquer indíviduo que quiser, nem é preciso uma carteira profissional, pode abrir quase qualquer negócio. Até um jornal ou uma revista!

Realmente, dizer que a cena electrónica se cinge ao mainstream comercial (que sem desfazer é onde poderemos encaixar todos os dj's que esse senhor fala!), é de alguém que, mesmo estando em Lisboa, e que apregoa frequentar casas de 1ª linha, falha a "melhor" casa de Lisboa! O Lux!

Mas Gil, deixa-me fazer-te uma pergunta: A Kadoc paga publicidade na Portugal Night? Não, pois não? E esse senhor alguma vez te viu tocar? Alguma vez leu o teu Currículo? Alguma vez assistiu a 8.000 pessoas ao rubro contigo a tocar? Alguma vez te viu "salvar" a casa, quando alguns dos artistas predilectos dele meteram "água"? Alguma vez esse senhor comprou ou ouviu um disco que não estivesse no top 10 da rádio cidade? Alguma vez se deu ao trabalho de ouvir um projecto musical novo, diferente? Não, e sabes porquê? Porque termos uma opinião própria dá muito mais trabalho que seguir o rebanho!
Agora, deixa-me que te diga:

Realmente, andas a perder tempo com uma revista como a Portugal Night? Gil, ACORDA!! Sabes porque é que eles oferecem revistas? Porque ninguém as compra!!!!

Grande Gil, és dj de alma, porque a música para ti é uma paixão! Este senhor não compreende nem nunca compreenderá isso! Porque não gosta de música! Porque, no fundo, não tem opinião! Por isso é que, nunca se arriscará a criticar realemente! Temos pena! Porque são pessoas destas que são dispensáveis à noite! Que a corrompem! Aqueles que deviam educar o público, não têm educação para o fazer! Aqueles que deviam andar à procura de novos projectos e de novos valores para os apresentar ao grande público não o fazem! Porque não tem capacidade crítica para o fazer!

Sr Miguel Barreto, respeite a cena de música electrónica portuguesa! Somos nós que garantimos a sua sobrevivência!

Viaje, vá lá fora, Vá a Berlim, a Londres, a Viena! Vá às capitais culturais mundiais! Depois diga-me se ouviu lá o disquinho do Bob Sinclair! Mas cuidado, se precisar de um mapa para não se perder, nós temos todo o prazer de o fornecer!! Porque nós já lá fomos!
não inventámos nada! Vimos o mundo e atrevemo-nos a criticá-lo! Mas, temos uma máxima, só criticamos o que vimos, e não o que não vimos, a troco de uns Eurozitos pá revista!

Seja humilde! Respeite o Gil Rodrigues, porque este é um dos nossos grandes valores! É um dos que se atreve a ter consciência crítica, a tocar um disco novo, uma sonoridade desconhecida! Atreve-se a ser criticado e tem a coragem de expressar a sua opinião!

Gil, força! Estamos contigo!

Um grande abraço

dee